Aproveitando um dia agradável de outono, saímos a passear em São Leopoldo e na garupa levei uma sacola enorme de gibis para trocar num sebo de São Leopoldo.
Após realizado o acerto com a dona. Vou para a escolha. Entre as várias possibilidades me chama a atenção que sempre pinta um exemplar, relativamente barato, de Tarô dos Anjos, da Monica Buonfiglio. Mas algo me diz que não é boa coisa. Em qualquer livraria você encontrará Tarô Adivinhatório no mínimo duas cópias, também saio de costas...
Me chamou atenção um livro de autoria da Madame Zenaira: Como Tirar a Sorte pelas Cartas (da Ediouro).
Seria um livro completamente descartável, por várias razões: autora, conteúdo do livro (baralho comum), capa horrível... Porém verifiquei que o forte de seu comentário referia-se ao baralho de cartas comum, mas de 32 cartas... E 32 cartas são os baralhos Le Jeu du Destin Antique e Biedermeier Antique. Estes pequenos oráculos são tinhosos para quem, como eu, não entendem muito de adivinhação. Pois os livretos que acompanham cada baralho são vagos quanto ao significado das cartas, no livreto do Le Jeu du Destin Antique chega ao absurdo de não dizer nada sobre as alegorias presentes nas imagens das cartas.
Pesquisei alguns sites que vendem alguns manuais de interpretação destes dois baralhos, como no TarotPDF. Mas o preço me desencorajou...
Aí que entra Madame Zenaira (porque esse nome? qual o problema com o nome da pessoa?) e seu desprezado livro como um substituto barato para a interpretação destas 32 cartas. Falarei dessa experiência no futuro.
Voltando ao livro. Como falei o a maior parte do livro debruça-se sobre os significados das 32 cartas e diversos métodos de leitura e interpretação. Há nada menos que oito esquemas para leitura destas 32 cartas do baralho (às, rei, rainha, valete, dez, nove, oito e sete de cada naipe). Em nenhum momento Zenaira fala em Cabala, em psicologia junguiana, alquimia, ou hermetismo. Nem mesmo a famigerada relação dos quatro elementos com os quatro naipes é mencionada. Acredito que deva ser a interpretação de muitas cartomantes, algo básico, sem firulas...
Há pérolas como jogos de amor entre dois ou mais participantes (mènage?); jogo do Cupido e do Himineu; jogo do Matrimônio.
Por fim, há diversos métodos adivinhatórios (dominó, unhas, bolo de cristal, fisionomia, clara de ovo, Tarô, dados...) isso em menos de quarenta páginas. Terminando com algumas simpatias. Até as adolescentes vão gostar desse fantástico livro, hehehe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário