quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O Tarô de Waite e o Tarô de Sola Busca

Por acaso, descobri um baralho de Tarô anterior ao de Rider-Waite-Smith que já tinha seus naipes numerados ilustrados. Tirando de Etteilla a pretensa originalidade das ilustrações dos Arcanos Menores. É mais um peculiar baralho (além do de Viéville) que Waite e Smith inspiram-se. Além de outras inspirações já tratadas aqui.

Seguem traduções de dois comentários que achei sobre o baralho e sobre sua suposta inspiração à Waite & Smith:

A Rainha de Copas nos baralhos de Sola Busca e de Waite-Smith
O baralho de Sola Busca é o único baralho completo do século 15. A data mais provável deve ser 1491. As cartas foram gravadas em cobre e depois pintadas à mão em cores. Os historiadores do Tarô, Giordano Berti e Sir Michael Dummett, sugerem que o baralho pode ter sido gravado em Ferrara e iluminado em Veneza. 

Em 1907, o proprietário das cartas, da família Sola Busca , tinha fotografias em preto e branco de razoável boa qualidade (para a época) do baralho completo. Um conjunto destas fotos foram apresentadas ao Museu Britânico (British Museum). Desde aquela época, a plataforma original nunca foi colocada em exposição novamente!

Logo após a recepção das imagens fotográficas em preto-e-branco do Tarô de Sola-Busca, eles foram colocados em exposição no Museu Britânico, em Londres. É provável que a experiência de ver esta exposição tenha servido de estímulo inicial para Arthur Edward Waite e Pamela Colman Smith para posteriormente criarem  seu próprio baralho de Tarô com todos as 78 cartas ilustradas, assim como todo o pacote de 78 cartas de Sola Busca é ilustrado.

Acredito que Pamela Smith teve muita inspiração das imagens renascentistas de Sola Busca. Ambos, Waite e Smith, como membros da Golden Dawn, estavam bastante familiarizados com a Alquimia Renascentista. Smith, em particular, estava familiarizada com roupas renascentistas e o simbolismo das cores, devido ao fato de que ela ter passado vários anos com uma trupe teatral na Inglaterra, tornando-se figurinista e cenógrafa. De fato, há semelhanças entre algumas das cartas numeradas de Sola-Busca e as figuras de Pamela. 


Como foi demonstrado por Giordano Berti e Sofia Di Vincenzo em um estudo publicado em 1995 (Alchemy em Sola-Busca Tarot, Torino - 1995 e Stamford - 1998) este é o primeiro Tarô verdadeiramente esotérico na história, porque suas imagens são claramente inspiradas pela tradição alquimista do Renascimento.

Em 2009, o Museu Pinacoteca di Brera, em Milão comprou o deck por 800 mil euros.

Já foram lançadas reproduções pela U.S. Games, LoScarabeo e uma edição limitada por Wolfgang Mayer. Todas fora de catálogo.

Nenhum comentário: