segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Organizações e Agrupamentos das Cartas de Tarô

Sobre este assunto já havia comentado no post sobre a resenha do livro Curso Completo de Tarô.

Estas propostas de organização e agrupamentos de cartas servem para aprofundar um conhecimento mais íntimo das cartas através das relações com outras e das diferenças que guardam entre cada série.

"... eu gosto é de complicar... "
Oswald Wirth
Como Naiff, não comenta de onde ele se baseou, fui lendo uma coisa aqui outra ali e verifiquei que ele partiu das observações de Oswald Wirth. O brasileiro moderniza a teoria e as relações entre as cartas, mas o grosso é o mesmo.

Proposta de agrupamento de Naiff.

No seu livro O Tarô e o Autoconhecimento, também já resenhado aqui, Geringer apresenta a mesma sequência lógica de Wirth, mas sem mencioná-lo nenhuma vez. E só sei que ela baseou-se copiou de Wirth graças à tradução que Constantino Riemma oferece do livro Le Tarot des Imagiers du Moyen Age, no Clube do Tarô. 








Neste ponto Pedro Camargo (livro resenhado aqui) é mais honesto que Geringer, pois seu texto traz diversas referências e citações de Wirth (acredito que traduzidas por ele).

O que difere deste agrupamento de Wirth, usado por Camargo e Geringer, do proposto por Naiff é a ordem da segunda fileira, dos arcanos XII ao Louco. Em Wirth esta segunda fileira lê-se da direita para a esquerda, para seguir a forma do círculo; enquanto que em Naiff onde não há a questão de dispor as cartas em um círculo (TARO - ROTA - ORAT etc.) segue a ordem da esquerda para a direita, mas são os mesmos arcanos: do Pendurado ao Louco. 

Proposta de agrupamento de Wirth.

Na minha interpretação Naiff moderniza a proposta, deixa-a mais clara, qualquer pessoa consegue ler e fazer comparações com sua própria vida com suas experiências. Wirth está inserido naquela tradição dos ocultistas do século XIX começo do século XX, onde era imperioso encher as frases de floreios e referências a templos, sábios, livros conhecidos somente indiretamente.



Nenhum comentário: