quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Em Busca do Baralho Perfeito II... (nas catedrais)

O tímpano do portal central da faixada oeste da Catedral Notre-Dame de Chartres.
É possível ver 'A Justiça', 'O Diabo', 'O Julgamento' e 'O Mundo'.
(fonte: Mary Ann Sullivan)
Nesta semana li "A Simbólica dos Arcanos" de Jean Claude Flornoy, traduzido por Constantino Riemma, aqui.

Texto interessante a quem procura as bases tangíveis do Tarô. A primeira parte do texto, localiza com precisão a origem das alegorias presentes nas cartas do Tarô ou a cultura onde essas culturas nasceram: no contexto dos construtores de catedrais na Europa Medieval e Cristã.

São dados e fontes históricos sobre a origem das cartas e sobre o contexto cultural em que surgiram, sem achismos, sem fórmulas arrogantes e sem conspirações.

Considero isso importante e até indispensável, pois se sabemos a origem ou pelo menos o contexto cultural, religioso, político e espiritual em que estas cartas foram concebidas, estaremos mais perto da intensão que movia os criadores dessas imagens. E somente assim, podemos trabalhar em como estas imagens agem em nós atualmente.

Que fique claro, não se está falando sobre a origem do Tarô.

Motivado por esta leitura abro novamente a procura pelo baralho perfeito. Continuarei utilizando o Rider-Waite enquanto não tenho uma resposta mais definida. Levo a crer que o baralho perfeito esteja ou entre os que foram comissionados pelas famílias nobres italianas ou entre os baralhos conhecidos como de Marselha.


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